Living In Portugal Old

Objetivos

  • Captar informação e conhecimento sobre mercados externos, numa abordagem colaborativa de internacionalização.

  • Apoiar, de uma forma integrada e sistemática, ações internacionais de marketing e a transição dos canais de venda da fileira para o meio digital.

  • Fortalecer as relações institucionais e a notoriedade da oferta turística nacional em mercados internacionais.

  • Criar um efeito positivo de arrastamento e de reforço da competitividade da generalidade das empresas do setor.

2016 / 2018 no âmbito do “Living in Portugal Now”

5 EIXOS DE INTERVENÇÃO:

  • 1

    Reforçamos a notoriedade de Portugal, enquanto destino de turismo residencial, junto de consumidores, investidores, operadores turísticos e meios de comunicação internacionais.

  • 2

    Promovemos ações de conhecimento e captação de potenciais clientes, através de campanhas de marketing online.

  • 3

    Realizamos ações de partilha de conhecimento e prospeção comercial, através de presença em eventos, dinamização de parceiros e de redes de prescritores.

  • 4

    Fomentamos a partilha de experiências e a capacitação de agentes da fileira no domínio da internacionalização, através de trabalho colaborativo e em rede, articulado com parceiros externos.

  • 5

    Disseminamos o conhecimento gerado pelo tecido empresarial, entre as empresas do setor de turismo no geral e do turismo residencial em particular.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

PLATAFORMA DO TURISMO RESIDENCIAL

  • 1

    Aberta a qualquer entidade pública ou privada que faça parte da fileira do turismo residencial em Portugal.

  • 2

    Orientada para a captação de um público internacional interessado e potencialmente cliente de qualquer parte do setor.

  • 3

    Apta para a recolha de dados sobre o comportamento e expectativas dos utilizadores e comunicação desses dados aos interessados.

  • 4

    Encaminha os utilizadores para os respetivos fornecedores.

  • 5

    Apresenta um ambiente visual e ergonómico de elevada qualidade, condicente com a responsabilidade de representação do setor.

  • 6

    Complementa-se com outros sites privados e públicos relevantes (ex.: livinginportugal.com) a fim de alargar o âmbito e evitar redundância de conteúdos.

CAMPANHA DE MARKETING DIGITAL

50.000

 

Com o lançamento da plataforma, iniciámos uma campanha de marketing digital, ainda em curso. Nesta primeira fase, dirigimo-nos especialmente ao Reino Unido, o primeiro mercado emissor. Com 50 mil visualizações nos primeiros três meses, a campanha está a produzir um elevado e crescente tráfego e novas oportunidades de negócio.

Prospeção Internacional

Realizámos, ou estão em curso, ações de promoção do setor e prospeção comercial em

França Inglaterra Holanda Dubai Suécia Turquia

que já geraram 2432 contactos de que resultaram 560 novas oportunidades de negócio.

As regiões de foco, Norte, Centro e Alentejo, foram valorizadas com a nova oferta turística-residencial que apresentam.

Estudo benchmarking internacional

Com a colaboração de consultores internacionais independentes, realizámos um estudo comparativo aprofundado de resorts em 9 países.

Para cada país e respetivos resorts, foram caracterizados:

os produtos as estratégias de marketing e vendas o perfil da procura

Também foram analisados mercados não-europeus com potencial para se tornarem novos concorrentes ou novos emissores a curto ou médio prazo.

É a primeira vez que este tipo de informação de elevadíssimo valor estratégico existe em Portugal.

 

 

Os resultados obtidos são tão encorajadores que nos propomos continuar o esforço de internacionalização do setor nos próximos dois anos com o apoio renovado do COMPETE 2020, e apostando, em particular, nas ações que se têm revelado mais eficazes e promoção e prospeção comercial internacional.

 

 

Neste período, a APR  fez um investimento de cerca de 800 mil euros, dos quais mais de 600 mil euros foram apoiados pelo Compete 2020.

Realizámos um total de 10 eventos, comerciais e de relações públicas, em Paris, Londres, Estocolmo, Moscovo e Dusseldorf em que contactámos diretamente:

838 clientes finais 123 profissionais  (gestores de fortunas, family offices, entre outros) 126 órgãos de media internacionais

Estas ações foram complementadas por campanhas de media nos países alvo (imprensa e online) e uma campanha institucional em 5 países, no Travel Channel.